Chaabi significa "popular" no país árabe e árabe-muçulmano tem a sua
própria música ou chaabiya Chaabi, ou seja, a sua própria música
popular.
Esta
música está mais perto de aspirações populares e sempre desenvolve em
áreas urbanas, em oposição à música clássica e osa mais educado aceitou
oficialmente a religião.
De
acordo com o legado histórico e as populações específicas de cada país,
esta música popular tem especificidades diferentes e cores regionais.
Além
disso, não o Chaabi deve ser confundida com a música popular, embora os
artistas são inspirados por Chaabi herança folclórica de cada país.
É em Marrocos, Argélia e Egito, onde este gênero se desenvolveu mais amplamente:
- Música chaabi é mais popular em Marrocos. 'S
A mais freqüentemente ouvido no rádio, o que é gravado em discos que
proliferam em lojas e bancas de rua, tornando-se constantemente a ouvir o
barulho das ruas mercado.
É uma música alegre e simples, muito parecido com Berber tradição e gnaua, a
música vem das antigas cerimônias de escravos que passaram por
guineenses Marrocos título para a América, misturando-se com todos os
outros elementos árabes modernos.
Geralmente,
as canções são muitas vezes onde um solista está constantemente
respondida por um coro ou instrumento, quanto mais vezes um violino, que
também fortemente fraseado, improvisação pode fazer excitante, tudo
acompanhado por uma percussão típica alcançar uma taxa de som de baixo
frenética e profunda ou sentir
guimbri, sudaneses instrumento de origem que se assemelha a um baixo
bruto produzido em madeira e couro, com três cordas de tripa. Além
disso, não é incomum encontrar o som do oud, o alaúde árabe, e em anos
recentes instrumentos mais modernos, como guitarras e sintetizadores.
Tradicionalmente,
as canções chaabi começar com uma introdução lenta e exploração para
alcançar uma rápida seção final, chamada leseb.
Podemos
dizer que os fundadores do chaabi, entre os anos 50 e 60, e Zahir Hamid
doukali seríanAbdelwahab ainda permanecem dois dos nomes mais
populares.
Abdelwahab doukali é uma figura no mundo da arte marroquina eclético. Ao longo de sua carreira, ele cantou, fez teatro e cinema, tem pintado e compôs a música. Em 2001 ele foi premiado pelo governo marroquino, por sua contribuição à cultura e, especialmente, a música, Marrocos.
Durante os anos 70, diminuiu chaabi grupo eo som estava tão inspirado pela música indiana e dos Beatles como o pop egípcia. Três grupos, Nass El-Ghiwane, Jil Jilala e Lem Chaheb, superou o tempo.
Provável mais popular fora do Nass El-Ghiwane começou como um grupo de teatro de vanguarda política em Casablanca em 1971. As raízes fusão banda formada por cinco pessoas cantaram canções de transe hipnótico, mensagem Laden. Vocalista Boujmia criticou a poderosa e cantou exaltando os pobres. Desde
sua morte, no início dos anos 8 0, o quarteto remanescente continuou
com um forte sabor da música Gnawa Árabe-Africano em seu som.
Desde a década de 80, sem perder as raízes da tradição, tem sido poperizando chaabi. Os
grupos mais jovens são incorporados à música atual ambos os elementos
novos em suas mensagens que estão cheios de amor e problemas de
relacionamento entre os jovens, bem como instrumentos elétricos. Além
de televisão e gravação de vídeo e discos lançados tanto em Marrocos e
na Europa, onde o recente álbum Muluk Casbah Hwa, apesar de ser um. Mais
acústico e tradicional, já vendeu mais de 200.000 cópias na Espanha
Desta
vez, também, podemos destacar o sucesso da Nayat Aatabou, uma mulher
com estilo e cartas pessoais e de conteúdo social feminista; Khaled
Benani, Faissal ou Jidwan Orquestra (Jedwane).
- Na
Argélia, o chaabi é um dos gêneros musicais mais populares, mas com uma
música mais tradicional em moderno Marrocos porque a evolução se
espalhou para a RAI, o mais ouvido para a música popular na Argélia
hoje. Um dos precursores do argelino chaabi, pode ser encontrado em El Hadj El Anka canção mestre morreu em 1978 em Argel.
Os argelinos mix chaabi instrumentos cultura com outro árabe-andalucí da música clássica ocidental. Assim,
podemos encontrar instrumentos de percussão, como o darbuka e pandeiro
ou alcatrão e cordas, como Mandole (bandolim grande com quatro cordas
duplas), violino e banjo, não esquecendo a cítara kanun ou árabe.
Os violinistas seguintes chaabi de árabe-andaluza tradição sempre usou seu violino verticalmente. Mandole Quanto substituiu o oud, Oriente alaúde. Não é raro ouvir o piano também. No entanto, qualquer dispositivo eléctrico é aceito, exceto às vezes teclados.
As
músicas argelinos chaabi extrair poesia antiga, ocasionalmente
envolvidos textos originais de temas atuais também forneceu um pano de
fundo sobre o capital, o país reclamação ancestral e nostalgia. C omparte, da mesma forma, muitos com flamenco temas: o amor, a perda, o exílio, amizade e traição. Também é parte de uma tradição profundamente conservador e suas letras muitas vezes carregam uma forte mensagem moral. A
característica típica de uma canção é tom triste acompanhado dos
momentos orquestra onde eles se misturam com outros instrumentos de
corda de percussão.
Embora
inicialmente a Chaabi Argélia era um gênero em álcool ultrajante e
florescente por trás das portas fechadas dos cafés onde se fumava
maconha e bebia, proibido pela religião, gradualmente saindo desse
círculo e no final da década 1950 já havia se tornado a música popular,
usada para casamentos e festas religiosas.
- Após a derrota do Egito por Israel na guerra de 1967, os novos sons musicais vêm através Cairo sem Mas
os egípcios jovem procurou maneiras diferentes para reafirmar seu mundo
e eles olharam para a música tradicional conhecida no Egito como Al
Jeel. Em bairros populares, essas questões tradicionais estão se tornando um som novo destemido que foi chamado Sha'abi. Ao
contrário da Argélia, o gênero é urbanizada e modernizada, na maioria
dos casos por meio de instrumentos ocidentais e elétricos, juntamente
com outros mais tradicionais.
Os
músicos popularizar formas curtas e as letras de suas canções acordo
com diárias questões sociais, que vão em paralelo com o desenvolvimento
da classe trabalhadora, questões sexuais de corte e até mesmo questões
contra o estrangeiro. É
freqüentemente ouvido nas ruas ou ler nos jornais a grande força desta
música para incitar a violência, vulgares letras duplo sentido, uma má
preparação da voz cantores ou como imoral é dançada.
Desde
os anos 90, as jovens estrelas de Sha'abi como Hakim, Khaled Agag, El
Asmar, Magdy Talaat Hassan e Magdy Shabin preencher clubes e concertos. O gênero está repleto de sintetizadores e baterias eletrônicas eletrônicos. Juventude egípcia com notas da música através do Norte de África. Uma geração de adolescentes ocupados, anunciando sua presença e abertura para novas idéias e tendências Sha'abi.
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