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12 de agosto de 2012

Como ser uma dançarina do ventre famosa!






Muitos anos atrás, uma conhecida dançarina me deu um conselho: "Amaya, você pode ser famosa se apenas seguir umas simples regras." Eu era despreparada, um bebê na dança do ventre, completamente ingênua sobre a diplomacia e o objetivo empresarial do meio da nossa dança. Eu a ouvi ansiosamente. "Primeiro de tudo", ela disse, "você deve ter um guarda-roupa bem caro. Você não usa jeans sempre. Assim também você deve sempre deixar a plateia esperando: chegue sempre atrasada. E terceiro, não seja amigável. Você deve ser muito exigente."

Humm, este conselho, dado num tom bem dramático, era exatamente o oposto do que eu realmente era. Ela estava falando sério? Esta professora era uma das cinco estrelas responsáveis pelo estúddio de dança em Austin, Texas, há mais de vinte anos. Ela, acabou se tornando uma professora de dança infernal. Ela realmente fazia tudo isso mencionado acima.... comigo! Ela exigia dois tipos de babyliss (enrolador de cabelos), uma manicure de plantão para reparar uma unha quebrada, uma dieta especial, dinheiro extra (!), minha assistência pessoal para ajudá-la a colocar o vestido, e mais. Porém domingo à noite, eu estava com os nervos à flor da pele na minha varanda, jurando que jamais me dedicaria a ela de novo. Mas eu nunca fiz isso e finalmente ela sumiu do nosso meio de dança, assim como a sua fama...

Assim, ser famosa não tem nada a ver com isso! Longevidade, força de vontade e paciência são virtudes necessárias. A dançarina mundialmente famosa de Flamenco, Maria Benitez, uma vez disse para mim: "Amaya, leva no mínimo 20 anos para se construir uma carreira nadança, e só então os artistas começam a se estabelecer." É verdade. Num tempo em que há mais dançarinas como nunca antes, mais informação na internet, milhares de DVDs, multidões de vídeos, uma miríade de ideias de figurino, intercâmbios globais, é difícil caminhar no topo deste incrível amontoado de pessoas talentosas! Se você é uma dessas pessoas se perguntando que direção tomar, aqui há algumas sugestões:

1 - LEIA! Você quer ser nacionalmente famosa? Então leia as notícias na internet ou assine uma revista especializada. Num nível internacional, você pode se tornar assinante de revistas australianas, inglesas, alemãs ou francesas de dança do ventre. Há locais de dança do ventre em todo lugar, até em Cingapura! Escreva artigos e/ou revisões para uma revista. Leia as notícias da dança do ventre local. Agradeça e comente nos artigos. Responda e-mails!

2 - CONHEÇA O MEIO DA DANÇA DO VENTRE! Especialmente se você possui algum tempo livre da dança, familiarize-se com as últimas tendências. Você não será levada a sério como dançarina se estiver vestindo um figurino ultrapassado ou dançando uma música da década de 60 (Observação minha: aqui no Brasil existem as dançarinas clássicas, que são exatamente aquelas que buscam dançar as músicas mais antigas e tradicionais, o que parece ser antiquado ao padrão norte-americano...). Goste de todas as artes, mas aquelas que são vividas, respiradas e envolventes. Fique informada e atenta aos shows que acontecerão na cidade, no país ou no planeta, veja o que está acontecendo lá fora.

3 - NÃO PERCA CONTATOS. Muitos dos convites que vendemos (dos shows) são para "gente da casa". Nós somos um grupo muito incestuoso! O caminho para o sucesso está geralmente além dos nossos amigos e colegas. Propor um negócio com o dono daquele restaurante não vai te levar muito longe... Mas faça o mesmo com as suas amigas de dança e você poderá ser "contratada" por essas amigas! Uma pessoa de negócios pode propor aquele grande contrato num curso de golfe - nós dançarinas podemos obter um "grande contrato" em almoços, seminários de dança, etc. A melhor dançarina não é sempre aquela que tem um contrato ou faz muitos shows. Quem tem isso geralmente é a dançarina mais "antenada" ou aquela que se molda aos desejos do público e assim consegue o emprego. Estando tudo em ordem, amigos sempre arrumarão contratos para amigos.

4 - PARTICIPE DE EQUIPES! Eu vejo grandes esforços de equipe junto ao pessoal do Rakkasah. A empresária Shukriah percebe quando se pode ter um bom relacionamento com uma dançarina ou se a estão fazendo puxar seus cabelos. Isis do Ya'Hallah também tem uma grande equipe de assistentes. No meu próprio festival, Shake & Bake, eu dependo de minhas "Amaya Angels" para me ajudar nos fins de semana. Quando é o momento de dar descontos, vagas de dançarinas, vaga de professoras, quem você acha que tem a preferência? Para ser notada, considere oferecer seus talentos como uma troca ao invés de como uma dançarina paga. Isto fará com que você tenha a preferência do empresário. Além disso, os empresários estão sempre preocupados com o orçamento, pois ao contrário de outras artes, a dança do ventre geralmente não tem patrocinadores ou financiamentos, que outras companhias geralmente conseguem. O financiamento e o apoio geralmente vêm de uma pessoa privada. Participar de todos os eventos na sua região, independente da sua pretensão pessoal, e selecionar eventos VIP no país, podem te ajudar a crescer na carreira. Não importa se é no Egito, em Nova Iorque, Des Moines, ou na sua vila local, saiba quem são os "responsáveis" (Movers & Shakers) na sua região. Chame-os para almoçar, deixe-os saber que você quer brilhar. Deixe-se disponível para caso eles precisem de sua ajuda, o que cai em...

5 - SEJA VISTA no palco ou pela plateia. As pessoas que estão além da sua região precisam te ver para que você se torne conhecida. É altamente improvável que você seja descoberta numa sorveteria no estilo "Lana Turner" ou mesmo num restaurante. Assim como a "coca-cola" e a "sony", você precisa ter um nome reconhecido. De qualquer forma, tenha certeza que seu nome artístico é atraente e fácil de se lembrar.

6 - SEJA DIFERENTE! Uma vez que você aprendeu os passos básicos... Aprenda a usá-los da sua maneira e torne-os especiais na sua apresentação. Nesse caso, não me refiro a um corpo, rosto ou roupa atraentes, e nem a um talento técnico. Eu quero dizer: o que é único para você? Como você pode aprimorar e dividir isto com o mundo?

7 - SEJA UMA NEGOCIANTE ESPERTA. No mundo de hoje, você não será levada a sério se você não tiver um website, e-mail e ter uma noção básica de informática. Para ser uma artista de sucesso, você precisa de um trabalho profissional que fale sobre você: biografia, cartão de visita, fotos são alguns requisitos mínimos. Retorne ligações no menor espaço de tempo. Tenha bons livros de finanças. Que você ou um assistente lidem com seus contratos e negociações; saiba com antecedência suas : a) taxas mínimas absolutas; b) taxas médias, e também c) taxas que você gostaria que existissem. Certifique-se em pedir todas elas. Uma destas opções geralmente pode acontecer.

8 - ENCONTRE UM(A) MESTRE(A). No início do sec. XIX, havia sociedades para guiar e treinar os jovens para serem ferreiros, fazer ferraduras e muitos outros ofícios. Os mais velhos deviam ensinar suas especialidades para a próxima geração. Hoje temos escolas e professores para o mesmo. Ainda assim, para nos especializarmos em um campo, geralmente precisamos de alguém que ofereça uma ajuda. Eu tive uma ajuda com meu mentor, Bert Balladine. Ele me deu conselhos quanto as minhas roupas, estilo de dança, maquiagem, posição dos dedos, o comprimento da minha saia... Tudo! Para este texto em particular, eu trarei uma ideia dele: ele é objetivo, generoso, espirituoso. Muitas vezes eu percebo o quanto fui sortuda em tê-lo em minha vida.

9 - SORTE, também chamada de destino, acaso, chance, serendipidade, "timing", estar no lugar certo na hora certa. Geralmente a fama acontece porque sua unicidade é perfeita naquele momento particular da história da dança. Não há nada que prepare ou explique ou faça que isto aconteça. Se for para acontecer, acontecerá.

10 - TALENTO. Por último e o mais óbvio, você deve ser capaz de dançar. Realmente dançar. Não apenas uma boa dança, não apenas uma dança regular. Não apenas porque seu namorado diz que você é ótima. Seja realista quanto à sua técnica. Vá à um especialista para ter um feedback objetivo em seu talento para a dança.
Com com os reforços acima, você poderá a ter uma presença no mundo da dança. E evite as armadilhas das ideias antigas de fama, vá em frente, vista seu jeans legal, chegue na hora certa e seja gentil com as pessoas. Aproveite o processo e a jornada... Os amigos e as lembranças que você vai fazer ao longo do caminho são inestimáveis.

Então é isso, meninas. Espero que a opinião de Amaya sirva mesmo para nos ajudar a ter sucesso, caso queiramos realmente embarcar na dança do ventre como profissão e montar uma carreira sólida. É claro que temos que ler suas impressões não tão ao pé da letra, porque elas se referem ao contexto que ela vive, ainda assim, no geral, acredito que servem para nos dar uma ideia do investimento que temos que fazer para criarmos a nossa marca como dançarinas.


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O QUE É DRT?

DRTé um registro profissional tirado na delegacia regional do trabalho.
é errado dizer:"quero (ou tenho)drt!, pois na verdade você quer(ou tem)um registro profissional.
ter um DRT,como é dito no meio artístico,significa que o profissional está registrado na delegacia regional do trabalho.
por que preciso do DRT?
existe uma lei 6.533 criada em 1978,que regulamenta as profissionais serem contratadas como profissionais em trabalhos de TV,cinema,teatro ou publicidade é necessário ter o drt.
é preciso ir até um sated para retirar seu drt.

shimies

Segredos e Dicas sobre Shimies

SHIMIES, SHIMI OU SHIMMYS

“... Mas ela também conhece a doçura da corda com a qual está atando-o a seus pequenos e delicados dedos... então chega a hora do ÚNICO PASSO DE DANÇA QUE É VERDADEIRO E TRADICIONAL, CONHECIDO POR TODAS AS MULHERES EGÍPCIAS, O BALANÇO DOS QUADRIS E o casamento se incendeia em um fogo bem-aventurado. Nesta parte, os músicos tocam uma canção saudosa do folclore egípcio, o som dos Mizmar... Isto soa como acentos...”

Citação do Artigo de Hossam Ranzi para a Habibi Magazine.

Contou-me uma aluna, que em uma de suas viagens ao Marrocos, durante um passeio turístico com um grupo nômade magreb, o deserto a surpreendeu pela gama de cores camaleonicas durante a marcha da caravana.

Quando chegaram a noite ao acampamento, o Céu parecia não ter divisão com a terra, era como se as estrelas, caíssem como chuva sobre as cabeças extasiadas dos turístas. Quando todos estavam maravilhados com o espetáculo da natureza, ouviu-se o som dos tambores aquecidos nas fogueiras. Derbakes, dufs e tars, começaram a tocar seus sons ancestrais ecoando forte pelas areias.

Minha aluna, casada com um árabe, sentiu o chamado da dança em seu corpo. Dizia-me: _meus músculos pulsavam sozinhos, como se animados por uma força que me invadia. Infelizmente, tive que conter toda aquela explosão de sensações e não pude dançar, envergonharia meu marido desonrando-o perante seu povo.

Se reconheçe a qualidade da dança de uma bailarina pela reação do seu corpo ao som de um derbake.

Ouvindo e vendo um músico tocar o derbake, é que se aprende de verdade os movimentos dos Shimies que são comprovadamente o ÚNICO PASSO DE DANÇA reconhecido como o mais TRADICIONAL e ancestral da dança do ventre, executado ainda hoje com maestria pelas MULHERES EGÍPCIAS famosas por seus quadris soltos e vibrantes na dança.

Já ouvi de muitos árabes quando umabailarina apresentava um belo solo de Derbake: _ com certeza aprendeu com uma egípcia, não¿ Mal sabem nossos queridos árabes, qua as brasileiras trazem em sua alma todos os povos da terra e que nossos quadris todas as sabedorias femininas ancestrais.

DICAS E SEGREDOS DOS SHIMIES

A antigas bailarinas orientais, faziam cinturões com pequenos saquinhos de areia pendurados ao quadril, para que estes, através do peso, deixassem seus quadris alongados e soltos.

Ter quadril largo ou pesado, faclita o aprendizado dos shimies, o mais importante é a noção rítmica. Mas as bailarinas com quadris estreitos, não tem nenhum problema em executálos maravilhosamente.

O linhamento o alinhamento correto do corpo é ums dos grandes segredos das grandes bailarias. Movimentos de lateralidade também devem ser treinados.

É errado a aluna fazer o tremido como forçando demasiadamente os joelhos ou batendo os calcanhares".

O movimento errado traz consequências muito sérias: a bailarina poderá apresentar problemas nos joelhos, na articulação coxo-femural (onde os quadris, ou onde o fêmur se "encaixa" na bacia ) e na lombar.

A maneira mais segura não é nenhuma dessas. Os joelhos devem permanecer suavemente "dobrados" e o umbigo levemente projetado para dentro do ventre, a musculatura abdominal contraida dá sustentação auxiliar á coluna ajudando a protejê-la.

Existem shimies devem ser executados com os pés totalmente apoiados ao chão.

O movimento deve concentrar-se nos quadris, nas articulações coxo-femurais. As pernas fazem dão apoio ao movimento, os abdominais trabalham, a musculatura posterior das costas também. O importante é dissociamos" o tronco da pélvis , e deixamos a lombar "relaxada", assim as articulações coxo-femurais ficam liberadas.

È muito importante que as bailarinas (ou dançarinas como queiram) conheçam os rítmos que montam o solo de derbake, os músicos antigos mantinham a tradição de repetirem a mesma frase músical tocada por no mínimo 3 ou 4 vezes, assim ele desfiava a bailarina a executar a tradução do som em seu corpo com rítimos cada vez mais complexos. Os solos eram feitos sempre de improviso como um desfio entre músico e bailarina. A influência ocidental introduziu na dança do Ventre a criação coreográfica o que vem cada vez mais dimunuindo estes espetáculos de desafio entre bailarinas e músicos na sua dança.


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